quarta-feira, 1 de junho de 2011

Blogs com pequi

Texto: Gerliézer Paulo e Mayara Alves
Foto: Gerliézer Paulo
Edição: Renata Dos Santos



Elder Dias exibe computador com o blog de sua autoria

Os goianos que acessam a internet há muito estão seduzidos pela possibilidade de ter seu próprio blog. Não é difícil encontrar alguém na escola, no trabalho ou nos veículos de comunicação que tem seu ‘diário virtual’. Comunicadores de plantão engrossam a lista, tais como o trio formado por Altair Tavares, Marcos Borges e Elder Dias.

Altair Tavares é o chefe do departamento de jornalismo da rádio 730, de Goiânia. O jornalista mantém um blog no site da emissora há dois anos (http://www.portal730.com.br/blogs/jornalismo/altair-tavares.html). Os textos são todos de sua própria autoria e, normalmente, opinativos. Ele conta quais são os critérios utilizados para a escolha do tema a ser postado. “Escolho principalmente assuntos ligados a coberturas da Rádio 730, que eu quero manifestar minha opinião por um outro ponto de vista.

O jornalista assume que a falta de periodicidade das publicações é um problema. Outro dado é que a falta de tempo e às vezes também de ânimo ou de tema, acabam prejudicando o andamento do blog. “Eu não tenho uma freqüência definida. Mas deveria ter”, confessa.


Outro goiano que está ligado com seus leitores através de um blog é o jornalista Elder Dias. Torcedor fanático do Goiás Esporte Clube, o profissional comenta os assuntos ligados ao clube esmeraldino em uma página, que é “linkada” no site esmeraldino.com (http://www.esmeraldino.com/elder_dias/).

Elder explica que através do blog que tem o seu nome, ele busca levar ao torcedor do Goiás uma visão diferente veiculada pela imprensa. A página, que já foi diária, hoje tem uma periodicidade de duas publicações semanais, normalmente com postagens em dias de jogos. “Procuro ver o jogo pelo meu olhar. Até evito escutar outras opiniões para não sofrer eventuais influências”, admite..

Já o paulista, Marcos Borges, que vive em Goiás há vários anos, comanda ao lado de dois amigos o blog Gente de Conteúdo (http://www.gentedeconteudo.com.br/). O comunicador social, que é formado em jornalismo e publicidade e propaganda, diz que em 2006 ele montou o blog para realizar assessoria de comunicação. Mas a iniciativa não “deu certo”, segundo ele, por falta de tempo para abastecer o blog. Recentemente, o blog foi realançado. Dessa vez, ele convidou o empresário André de Moraes e a jornalista Camila Pessoa para participar da empreitada. Marcos informa que utiliza quatro fontes para alimentar o seu blog: redes sociais, ações dos próprios blogueiros, inspirações individuais e pesquisas na internet.


Finanças
Os três personagens têm algo em comum, não recebem pelo trabalho de manutenção do blog. Altair Tavares não tem nenhum pagamento extra para manter o blog na página virtual da rádio 730. Elder Dias, que trabalha no jornal Brasil Central e também é funcionário da Universidade Federal de Goiás, posta suas mensagens em momentos de folga. Já o Gente de Conteúdo vive da boa vontade de seus colaboradores e da infraestrutura da produtora de Marcos Borges. O desafio dos blogueiros entrevistados e de milhares de outros do Planeta, é tornar a ferramenta também um meio de ganhos financeiros.

Referências
O jornalista Ricardo Noblat é uma das referências no Brasil quando o assunto é blog. O colunista do jornal O Globo, mantém seu site de postagens na internet desde 2004. Com publicações diárias e, algumas delas bem polêmicas, conquistou milhares de seguidores em todo o país.

Outro ótimo exemplo de um blog mantido por um jornalista é o do fluminense Lédio Carmona. Com larga experiência em comentários esportivos, o profissional mantém seu blog com uma periodicidade bem pequena. Em um mesmo dia chega a fazer até seis postagens.


História
O primeiro blog surgiu em 1997, criado pelo americano Jorn Barger. O criador conta que a intenção era ter um site simples, onde pudesse ser adicionados links para sites que o blogueiro achasse interessante relacionar com sua postagem.

A idéia deu certo. Hoje existem os mais variados estilos de blogs espalhados pelo mundo. Depois da invenção de Barger, já surgiram o fotolog e o videolog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário